O que é uma gôndola?

Para aumentar as vendas e por consequência o lucro, as empresas aplicam várias técnicas e buscam sempre estar em evolução. Muitas vezes os comércios não prestam muita atenção na organização dos produtos, mas isso pode ser uma ferramenta importante na hora de influenciar o cliente a levar um produto para casa.

Por isso, a organização dos produtos na gôndola é uma atividade de extrema importância. Pensando nisso, este artigo traz dicas e informações muito importantes sobre esse tema.

Mas afinal, o que são gôndolas?

Antes de entender como realizar a organização das gôndolas, é preciso saber o significado das gôndolas.

As gôndolas são móveis, uma espécie de estante, que são utilizadas para expor os produtos vendidos em um comércio. Normalmente, as pessoas chamam de prateleiras, mas essa nomenclatura não é correta.

As gôndolas são itens essenciais dentro do mobiliário de supermercados e lojas que realizam esse tipo de venda.

Por que a organização das gôndolas é importante?

Chamar a atenção dos clientes bem sempre é fácil. Mas um bom portfólio de produtos, preço acessível e justo, além de condições favoráveis de pagamento são ótimos atrativos, mas nem sempre serão suficientes. 

O local de compra, a loja, deve ser um lugar atrativo para o cliente. Caso contrário, ele pode sair sem comprar nada.  Por isso, estudar o comportamento dos seus clientes é extremamente importante.

Os produtos devem estar sempre bem visíveis e seguindo um padrão. Caso isso não ocorra, os gastos com propaganda não surtirão os mesmos efeitos. Manter as gôndolas de forma organizada auxilia na experiência de qualidade que o cliente terá. 

Mas como  organizar as gôndolas?

Produtos organizados de qualquer forma atrapalham o cliente. E uma organização e uma exposição bem planejada permitem uma experiência com mais qualidade para o cliente. Além de encontrar os itens de forma mais rápida, o cliente pode encontrar produtos que nem pensou em adquirir, mas ao encontrá-lo acredita que seja necessário.

Veja algumas dicas importantes:

A empresa deve conhecer seu espaço

O importante não é o seu espaço ser grande ou pequeno, o que importa é que seja usado de maneira funcional. O ideal é que as gôndolas ocupem no máximo 40% do espaço. É possível utilizar truques com iluminação e espelho para otimizar o local.

Expor os produtos corretos

A parte superior e o centro das prateleiras deve ser a parte nobre, ou seja, ter os produtos importantes. Isso porque ela fica no campo visual do cliente.

Mantenha nesta posição os produtos que tenham mais valor agregado, aqueles que mais são procurados e os mais lucrativos para empresa. 

Organize os produtos que tenha um alto giro

Os produtos que possuem menor lucro e maior foto devem estar na parte debaixo das prateleiras. Mas porquê os produtos que saem muito devem estar fora da área nobre? Exatamente porque mesmo que estejam fora do campo de visão, serão procurados pelos clientes. E por terem uma margem menor de lucro devem dar lugar a outros produtos na área nobre.

Produtos para crianças

Se o seu estabelecimento também vende produtos para crianças, eles devem se posicionar estrategicamente. 

Crianças quando veem algo interessante costumam insistir com os pais até que eles comprem. Por isso, os produtos infantis devem estar nas prateleiras mais baixas, ou seja, as que estão dentro do campo de visão deles.

Organize dentro do sentido direita-esquerda

Segundo especialistas, os clientes passeiam pelas lojas e compram dentro do sentido direita-esquerda. Isso se deve ao fluxo dos movimentos.

Os produtos que possuem a possibilidade de maior venda devem estar nas gôndolas à direita de um corredor. O cliente circula pelo espaço com sua atenção voltada aos itens que têm maior saída.

Verticalização de produtos 

A verticalização é uma técnica que tem por objetivo disponibilizar os produtos de forma a  ajudar o cliente a encontrar aquilo que procura nas gôndolas. Além disso, estimula novas compras de itens que estão dentro do campo visual do cliente.

Siga o padrão de leitura, de cima para baixo e também à esquerda. Organize os produtos levando em consideração tipo, tamanho e cor. Testes e ensaios podem ajudar nessa escolha.

Quando o cliente se depara com os produtos, ele se interessa por levá-los mesmo quando não estavam na sua lista de pretensão.

Ao entender os hábitos do cliente, a disposição também é feita de forma a auxiliar a encontrar os itens mais rápidos e assim até fidelizar o cliente, pois ele se sentirá confortável e fará da compra uma experiência agradável.

Ao organizar os produtos do seu estabelecimento por meio de gôndolas, o vendedor incentiva o hábito de compra no cliente. Por isso, tenha cuidado ao mudar os produtos de lugar, pois isso traz estranhamento ao cliente que já está fidelizado.

Agora que você já sabe o que são as gôndolas e para que ela serve, ficará muito mais fácil entregar aos clientes uma experiência de compra com excelência.

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