O que é um PDV e porque ele é importante para seu negócio?

Você já ouviu falar em PDV ou Ponto de Venda? Pois saiba que ele é uma valiosa ferramenta para qualquer empresa. Ele aproxima os consumidores de uma forma mais eficiente.

Mas você sabe realmente o que é o PDV e sua importância para empresa. A fim de esclarecer todos esses pontos, este artigo busca conceituar essa ferramenta tão potente para as empresas.

Mas o que é o PDV?

PDV é Ponto de Venda, ou seja, é o lugar onde um serviço ou produto é exposto e oferecido. Ele tem o objetivo de movimentar o interesse do cliente. É por meio dele que o cliente descobre a solução e compreende todos os benefícios que são oferecidos. Por intermédio do PDV o público tem contato com o produto oferecido e também criam uma relação mais estreita com a marca.

Umas das características do PDV é a exibição do produto. Se for posicionado em uma local eficaz e estratégico acarretará um bom retorno. Esses locais podem ser: supermercados ou corredores de shoppings, ao lado de gôndolas e galerias comerciais. 

Para que surja o efeito esperado e aproxime verdadeiramente o consumidor, o local deve ser construído de modo que mantenha a atenção das pessoas voltada para o seu interior e para a solução oferecida. Além de aproximar o cliente do produto é uma excelente estratégia para melhorar a rotatividade de produtos que possam estar encalhados no estoque.

Por ter essa função, muitas pessoas ficam confusas e se perguntam se PDV não é a loja. Na verdade, o PDV se encaixaria melhor como uma espécie de mostruário, portanto ele também pode incluir tanto a loja quanto outros ambientes, como um estande em eventos, um balcão na rua, um ponto dentro de uma galeria ou shopping e até mesmo a própria loja da marca.

Principalmente quando o assunto envolve os sistemas de gestão, todos esses conceitos se encaixam. OS sistemas de gestão de PDV são usados para gerenciar todos os aspectos desses locais.

Quando se fala em PDV não se trata apenas da estética do ambiente e da exposição do produto. É preciso avaliar e pensar na forma correta de atrair todas as atenções dos clientes para o envolvimento com o produto.

Quais as funções de um PDV?

Com certeza a sua função primordial é a venda, mas o PDV vai além. Por isso, uma gestão eficiente é tão importante.

Abertura e o fechamento do Caixa

Para que o Caixa funcione bem de forma operacional é preciso estar atento ao procedimento de abertura e fechamento.

Todas as entradas e saídas de dinheiro, e também de produtos, devem ser analisadas e contabilizadas.  Ao final do expediente será possível verificar o saldo do caixa e todas as modificações ocorridas ao longo do dia. E assim também garantir que no início do próximo dia os valores estarão de acordo com o que foi verificado no fechamento do dia anterior.

Todas essas medidas são importantes para garantir que a empresa está funcionando de maneira correta e não há qualquer tipo de problema de desvio de material ou dinheiro.

Por isso a importância de ter uma boa gaveta de dinheiro para sua empresa.

Emissão de Nota Fiscal

A loja deve emitir a Nota Fiscal para o seu cliente. Não é algo facultativo, esta é uma obrigação de todo o estabelecimento comercial. Ou ao menos, um cupom fiscal ou recibo, pois a transação deve ser comprovada.

Elas são importantes não somente para garantir que o cliente comprove que realizou a transação, como também para repassar ao setor financeiro que fará o devido recolhimento e repasses de tributos dessa operação.

Controlar o estoque

Como já foi dito, toda a movimentação de mercadoria também deve ser controlada. E o PDV permite realizar esse gerenciamento de produtos. Essa gestão é importante para garantir que não falte produtos para o cliente na hora da venda. Mas ao mesmo tempo ela também garante que a empresa não perca nenhum produto por qualquer tipo de desvio de conduta de algum colaborador ou até mesmo sócio.

Qual a importância de um PDV?

Desenvolver estrategicamente PDVs que sejam inovadores garante que a empresa permaneça forte no mercado. Afinal, a concorrência é grande, não importa o setor.

Um sistema PDV traz maior segurança para os dados e informações geradas no momento das transações. Por exemplo, ao vender um produto é dado baixo em uma unidade no estoque automaticamente, assim não ocorre risco de o vendedor esquecer, caso seja feito manualmente.

Um PDV eficiente potencializa a venda de produtos e melhora a relação entre a marca e o cliente. Além disso, permite que a empresa gerencie as vendas e seu estoque de forma estratégica. Pois ele traz informações necessárias e pode integrar diversos setores da empresa.

Na hora de gerenciar seu PDV, busque por ferramentas que sejam especializadas e tenham amplos recursos gerenciais. Isso fará toda a diferença na gestão do negócio como um todo.

 

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