Assim como no trânsito, que as sinalizações são importantes para o funcionamento da cidade e para a segurança de pedestres e veículos, acontece da mesma forma dentro dos estoques.
Além de organizar o espaço físico, a sinalização de segurança minimiza os riscos na hora das movimentações de mercadorias e de pessoas.
Para auxiliar nesse processo de sinalização, este artigo traz as principais informações sobre todas as normativas e conta os principais benefícios de ter seu estoque devidamente sinalizado.
Por que o chão do estoque deve ser sinalizado?
A sinalização é uma forma de organizar e delimitar o espaço utilizado dentro do estoque.
Ela também cumpre a função de segurança, visto que auxilia os operadores e demais colaboradores na movimentações das mercadorias e alerta para qualquer tipo de risco, sempre de forma visual e clara.
Qualquer área que possa trazer riscos para todos os funcionários, principalmente para os operadores de empilhadeiras, deve ser devidamente sinalizadas. Um bom exemplo é a localização de materiais perigosos. Ou ainda as áreas de saída de emergência, extintores de incêndio e assim como possíveis obstáculos no caminho. Tudo deve estar fácil de ser encontrado.
Porém, é preciso estar atento para não sinalizar de forma excessiva e confusa, gerando o efeito reverso e uma poluição visual. O ideal é sinalizar as áreas que são importantes para bom funcionamento.
Entre as principais vantagens de sinalização do estoque estão:
- Cumprimento das normas de segurança: A ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas emitiu normas que estabelecem as cores que devem ser utilizadas, bem como determina que as empresas realizem a sinalização correta do piso do estoque;
- Organização do espaço: a sinalização delimita de forma clara as áreas de trabalho, garantindo assim que tudo se mantenha organizado. Um estoque organizado otimiza as atividades e reduz o desperdício de tempo;
- Maior segurança: Mais que uma forma de organização, a sinalização previne os acidentes que ponham em risco a vida de colaboradores, assim como também a integridade das mercadorias. Por exemplo, evita que empilhadeiras e funcionários pedestres se cruzem e possa ocorrer um atropelamento;
- Diminuir as viagens: a sinalização orienta os funcionários e evita que se movimentem desnecessariamente. Isso diminui o tempo das transferências de mercadorias e por consequência aumenta a produtividade.
Quais os tipos de sinalização de estoque?
O piso do estoque pode ser sinalizados de várias formas. Os avisos de proibição, perigo e informação são sempre representados por cores e formas diferentes, assim como são utilizados nos semáforos.
Um sinal triangular, por exemplo, é um aviso de perigo. Já em forma de quadrado quer dizer que é informativo.
A sinalização é feita usando tintas a base de resina, pois elas são bem resistentes a abrasão e desgaste. É importante que a pintura seja preparada para a movimentação de pessoas e veículos e não podem ser escorregadias.
Os adesivos antiderrapantes também são utilizados, sobretudo aqueles resistentes a temperaturas muito altas ou baixas, água e exposição aos raios solares. Geralmente, são colocados em escadas e rampas.
Uma das prioridades de qualquer empresa é garantir a segurança. Por isso, além dessas medidas, é importante manter o treinamento e a manutenção em dia. Isso minimiza os riscos a saúde de colaboradores, a deterioração de mercadorias e as interrupções nos processos ou na prestação de serviços.
A sinalização é um dos métodos mais eficientes em relação a segurança. Por isso, não deixe de implanta-la em seu estoque. E sem esquecer também de outras medidas preventivas, como é o caso das inspeções nos equipamentos e veículos.