Em um estabelecimento comercial é muito importante ter uma boa estrutura no local de pagamento.
Um equipamento mais automatizado, por exemplo, ajuda muito a agilizar o processo de atendimento e assim reduzir o tempo que os clientes esperam na fila.
São muitos equipamentos importantes para que a boca da Caixa seja eficiente e organizada. Como exemplo é possível citar: computadores, leitor de código de barras, check out e gaveta Caixa.
Alguma pessoas confundem o Check out e Gaveta Caixa, mas são equipamentos diferentes. Por isso, esse artigo traz informações importantes sobre cada um deles.
O que é o Check out?
O termo check out é derivado da língua inglesa e significa encerrar uma conta, sair ou finalizar algum tipo de processo. Comumente as pessoas usam muito essa expressão no setor de turismo e hospedagem. Ela descreve o fim da estadia, quando o cliente paga a conta e vai embora do hotel.
Já no contexto do setor comercial, a visão é outra, mas também significa que o cliente pagou por uma determinada compra e foi embora.
Traduzindo a palavra original, “check” significa conferir, checar, fiscalizar ou verificar. Já “out” significa para fora. Portanto, poderia se dizer que a palavra check out é controle de fora ou de saída.
Mas no passar dos anos, no setor comercial, esse termo passou a ser usado para definir as ferramentas e o lugar que registra a saída de mercadorias de uma loja. Mas popularmente sempre foi chamado de Caixa. Isso é confirmado pelo nome dado ao profissional que opera esse processo, o operador de caixa.
Portanto, o Check out para o comércio – geralmente padarias, mercados e hortifruti – é um equipamento usado para o registro das compras e onde são passadas as mercadorias. Controlando assim as operações e o fluxo dos produtos durante as vendas.
Os modelos são bem versáteis e atendem a todas as necessidades e custos.
Há modelos quem possuem a Balança de checkout. Isso traz maior autonomia e independência, pois cada terminal terá a sua, dispensando a presença de um profissional dedicado a essa função. Isso agiliza o processo de atendimento e reduz os custos.
Os check outs podem ter as seguintes características:
- Esteira móvel;
- Gaveta caixa:
- Balança;
- Suporte para os pés do operador;
- Suporte para teclado;
- Suporte para gabinete;
- Suporte para Pin Pad e outros.
Não importa os acessórios e funcionalidades acopladas, os modelos devem seguir a NR17, que são normas que regulamentam a ergonomia e as dimensões. Isso garante segurança a todos os trabalhadores.
O que é a Gaveta Caixa?
A gaveta caixa ou gaveta de dinheiro é uma das ferramentas utilizadas no check out. Ela tem muitas funcionalidades e que são essenciais para o funcionamento do ponto de venda.
A gaveta caixa possui o porta cédulas que auxilia o funcionário que opera o caixa a manter as células recebidas de forma organizada. Isso propicia um atendimento mais ágil.
Para que haja uma segurança maior é importante que a gaveta esteja conectada ao ECF, isto é, a emissão de nota fiscal. Sendo assim, o operador só terá acesso à abertura da gaveta se ao compra for finalizada e cupom fiscal for fechado. Há também algumas situações específicas que liberam a abertura da gaveta: o recolhimento de cédulas, abastecimento do caixa ou fechamento do operador. Todas essas operações ao poderão ser realizadas com autorização especial, geralmente do supervisor.
Portanto, a Gaveta Caixa pode ser integrada há um programa de computador ou pode ser independente, nesse caso é acessada a qualquer momento pelo operador do caixa.
As gavetas podem ser encontradas em vários modelos. Há gavetas automática ou manuais e ainda com abertura horizontal ou vertical.
Há modelos de check out que já vem com a Gaveta Caixa embutida. Isso é uma opção para aqueles que desejam economizar e não querem arcar com o gasto separadamente.
Qual a diferença entre check out e a Gaveta Caixa?
Como foi possível observar, o Check out é a estação de trabalho do operador de caixa. E a gaveta do Caixa faz parte desta estação, seja ela adquirida separadamente ou já inclusa na estação de trabalho( check out).
Talvez por isso algumas pessoas têm dificuldades de entender a diferença entre esses equipamentos. Mas a verdade é que eles são complementares e fazem a diferença num atendimento rápido e eficiente.
As características de cada um desses equipamentos e o acréscimo de outras funcionalidades devem ser escolhidas levando em conta em as necessidades e o tamanho de cada comércio. Além da capacidade de compra de cada um. Se o gasto tiver que ser mais limitado, o empreendedor poderá abrir mão de algumas funcionalidades. Ou optar por compra-las separadamente em um outro momento.
O que é importante lembrar é que o empreendedor deve sempre escolher por um equipamento com qualidade e que atenda as necessidades do seu negócios, oferecendo o melhor atendimento ao cliente.